A sorte definitivamente ajuda os bons. Depois de uma brilhante participação no Campeonato Gaúcho, o meia Ronaldinho acabou convocado para a Seleção Brasileira. Logo após de dispensar Edílson, do Corinthians, Wanderley Luxemburgo chamou o atleta gremista para disputar a Copa América, no Paraguai. E como isso se não bastasse, ainda tem boas chances de ser titular, ao lado de seu xará da Inter de Milão. Veterano com a camisa amarela nas categorias amadoras (Ronaldo é chamado pela CBF desde 1995), o jovem craque tricolor é convocado pela primeira vez para a Seleção principal. Deve atuar como titular no amistoso contra a Letônia, dia 26, em Curitiba, já que Amoroso está suspenso. Ronaldinho chegou ontem à Foz do Iguaçu, onde a delegação está concentrada e treinando. (Fonte: ZH)
--------------------------------------------------------------------------------
- É CAMPEÃO!
O talento do gênio mais uma vez fez diferença. Graças ao futebol estelar de Ronaldinho, a torcida tricolor comemora a conquista de seu segundo título em 1999. O Grêmio é o novo campeão gaúcho, após vencer por 1 a 0 seu tradicional adversário. A verdade é o time de Celso Roth jogou bem e não deixou o Internacional jogar. O bom futebol, aliado ao apoio da torcida e a mais uma apresentação de luxo de Ronaldinho, só podia acabar em título. Aos 44 minutos do primeiro tempo, ele aplicou uma janelinha humilhante em Anderson, invadiu a área colorada e tocou para o fundo das redes do goleiro André. Um gol antológico, que coroou uma participação brilhante no Gauchão, onde foi artilheiro, com 15 gols. (Fonte: CP)
GRÊMIO (1) INTERNACIONAL (0)
Danrlei; Itaqui, Ronaldo Alves, Émerson, Éder e Roger; Capitão, Fabinho (Djair) e Ronaldinho; Rodrigo Gral (Cleison) e Aganldo (Zé Afonso).
Técnico: Celso Roth. André; Enciso, Lúcio, Gonçalves, Régis (Almir) e Elivélton; Anderson (João Santos), Dunga e Claiton; Fabiano (Manoel) e Chirstian.
Técnico: Paulo Autuori
Árbitro: Carlos Simon.
Local: Estádio Olímpico
--------------------------------------------------------------------------------
- BRASIL AINDA É LÍDER NA FIFA
O Brasil segue líder no ranking mundial da Fifa, publicado mensalmente. A versão mais recente foi divulgada hoje em Paris, trazendo os brasileiros em primeiro, com 808 pontos. A vantagem sobre a França, segunda colocada, caiu de 32 (mês de maio) para 27 pontos. Por outro lado, a República Checa, líder do grupo 9 da Eurocopa 2000, é a grande surpresa de junho, aparecendo em terceiro lugar.
Veja quem são os dez primeiros e suas respectivas pontuações:
01 Brasil 808 06 Espanha 732
02 França 781 07 Croácia 723
03 Rep. Checa 753 08 Argentina 716
04 Itália 750 09 Romênia 704
05 Alemanha 733 10 Holanda 700
--------------------------------------------------------------------------------
- DEFESA DESFALCADA PARA O CLÁSSICO
O setor defensivo gremista é o grande problema para o Gre-Nal de amanhã. Desfalcado dos laterais Marco Antônio e Roger, além do zagueiro Ronaldo Alves, o técnico Celso Roth ainda não definiu substitutos. As opções são Gavião ou Itaqui (que voltou a treinar), para a ala direita, Éder, para a esquerda, e Émerson ou Rodrigo Costa para a zaga. Boa novidade, contudo, foi o retorno de Capitão e Fabinho aos treinos. Do meio para frente Arílson, Cleison e Rodrigo Gral são dúvidas, dependendo da liberação do departamento médico. (Fonte: ZH)
--------------------------------------------------------------------------------
- EDMUNDO E ROMÁRIO FORA DA COPA AMÉRICA
O técnico Wanderley Luxemburgo convocou ontem os 22 jogadores que disputarão a Copa América, entre 29 de junho e 18 de julho, no Paraguai. A divulgação dos nomes foi feita no Hotel Méridien, Rio de Janeiro, surpreendendo pelas ausências de Romário e Edmundo, bem como pela presença de Christian. A dupla de ataque titular, por outro lado, está confirmada: Ronaldinho e Amoroso.
Veja agora quem são os escolhidos:
Goleiros Dida (Cruzeiro) e Carlos Germano (Vasco)
Defensores Cafu (Roma), Evanílson (Cruzeiro), Roberto Carlos (Real Madrid), Serginho (São Paulo), Antônio Carlos (Roma), César (Portuguesa), Odvan (Vasco) e João Carlos (Cruzeiro).
Meio-campistas César Sampaio (Palmeiras), Émerson (Bayer Leverkussen), Flávio Conceição (La Coruña), Juninho (Vasco), Zé Roberto (Bayer Leverkussen), Leonardo (Milan), Rivaldo (Barcelona) e Vampeta (Corinthians).
Atacantes Ronaldinho (Internazionale), Amoroso (Nápoli), Christian (Internacional) e Edílson (Corintihians)
--------------------------------------------------------------------------------
- LESÕES COMPLICAM, TRICOLOR PERDE
O Grêmio estreou com derrota para o Avenida nas quartas-de-final do Campeonato Gaúcho e complicou sua situação para o jogo de sábado no Olímpico. Depois de ser surpreendido pelo time do técnico Vacaria, que venceu ontem por 1 a 0, no Estádio dos Eucaliptos, o tricolor terá um grande desafio no jogo de volta. Precisará vencer a equipe santa-cruzense no tempo normal e na prorrogação para se classificar.
A partida de ontem foi complicada desde o início, já que Celso Roth perdeu o atacante Macedo, com o joelho machucado, aos 10 minutos. A seguir foi a vez de Zé Carlos, aos 28, lesionado na coxa. E como se não bastasse, Magrão também teve de deixar o gramado, aos 35, após sofrer uma distensão. O último a sair foi Capitão (com estiramento na coxa), que ficou sem substituto.
O tricolor precisou terminar a partida com 10 jogadores, uma vez que o treinador já havia feito todas as substituições possíveis. Com tantos imprevistos, o Avenida acabou surpreendendo e marcou o gol da vitória aos 21 minutos do primeiro tempo, através do atacante Clei. (Fonte: ZH)
AVENIDA (1) GRÊMIO (0)
Samuel; Rodrigo (Carlos), Aládio, Márcio e Adílson; Ênio, Pedrinho, Daia e Leandro; Marquinhos e Clei (Alessandro).
Técnico: Vacaria. Danrlei; Zé Carlos (Gavião), Émerson, Éder e Roger; Capitão, Fabinho, Itaqui e Ronaldo; Macedo (Rodrigo Gral) e Magrão (Agnaldo).
Técnico: Celso Roth.
Árbitro: Vinícius Costa.
Local: Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul.